O mercado de trabalho muda através do tempo, e a geração Millennial encontra um cenário completamente diferente do que era até o fim dos anos 1990.
Agora, a tecnologia domina grande parte dos serviços em questões fundamentais, como atendimento personalizado e cardápios digitais. Os serviços online, de uma forma mais ampla, e a própria globalização reflete na geração Millennial.
Hoje existem 4 gerações completamente diferentes que se juntam no mercado de trabalho:
- Baby Boomers (1945-1964);
- Geração X (1965-1981);
- Geração Y ou Millennials (1982-1994);
- Geração Z ou Centennials (1995-2010).
As duas primeiras gerações, Baby Boomers e Geração X, foram marcadas por condições extremas, sendo a primeira vinda de um pós-Guerra em escala mundial, e a segunda identificada por uma sociedade tradicional que vivenciou a Guerra Fria e a revolução cultural nos anos 1980.
Essas duas gerações são as que até agora ocupavam cargos gerenciais e, portanto, assumiram a liderança das empresas de segurança patrimonial, entre outros negócios produtivos.
A questão é como os baby boomers, ao menos aqueles que ainda estão na ativa, e a geração X, se relacionam e entendem a geração Millennials de tal forma que possam aproveitar as diferenças e gerenciar as organizações, visto a crescente liderança e papel crucial das novas gerações no mercado de trabalho.
Como a geração Millennial se apresenta?
Também conhecida como a geração Y, a geração Millennial são os nascidos nas décadas de 80 e 90. Praticamente não se lembram de um mundo sem celulares ou sem ter informações a um clique de um botão na internet.
Eles são uma geração que cresceu em tempos bons, mas justamente quando deveriam ter entrado no mercado de trabalho, estourou a crise financeira de 2008.
Isso marca uma desconfiança no mercado de trabalho e nas instituições públicas, assim como uma visão de que aqueles que acreditam que as empresas têm um impacto positivo na sociedade.
Os millennials são a geração que mais valoriza as boas práticas e o comportamento ético de uma empresa.
Geralmente são pessoas sociáveis e criativas que gostam de se sentir únicas.
Contudo, também são classificados como a geração “ioiô” por causa de, por vezes, sobressair a satisfação ao ego e constantes mudanças nas escolhas em busca do bem-estar pessoal.
Os valores centrais dos millennials são a autenticidade, a autonomia e a autoria. Isso nos mais diferentes contextos de trabalho – e vida – seja em uma fabricante de peças para trator ou enquanto equipe de marketing criativo, por exemplo.
Essa geração premia a integridade e o fato de ser fiel a si mesmo, dessa forma, valoriza muito nas pessoas a capacidade de seguir o próprio caminho e criar as próprias soluções.
A geração Millennials está assumindo o controle do ambiente de trabalho, o que pode soar como uma catástrofe, mas não é. Na verdade, há um aspecto completamente positivo para o mercado de trabalho.
5 características da geração Millennial
O desejo da geração Millennial é trabalhar em organizações com foco em tecnologia e inovação, nas quais haja diversidade e trabalho em equipe, autonomia, bom ambiente de trabalho, relacionamento com gestores e rápido reconhecimento.
Isso se deve a determinadas características que são comuns a essa geração, como apresentados a seguir.
- Geração de nativos digitais
A capacidade nativa de entender a tecnologia digital significa que são capazes de integrá-la de forma mais intuitiva e rápida aos trabalhos e a aparelhos domésticos, como aquecedor a gás instalado preço econômico quando usado em chuveiro.
Essa capacidade, no mundo em que a sociedade está inserida, é um aspecto crucial que os diferencia dos trabalhadores de gerações anteriores.
O menor esforço para tirar proveito da tecnologia os coloca um passo à frente.
- Maior capacidade de multitarefa
A geração Millennial está acostumada a gerenciar várias fontes de informação ao mesmo tempo e, por incrível que pareça, com eficiência. É por isso que a capacidade de multitarefa foi desenvolvida a um nível mais alto em comparação com a geração anterior.
- Mais preparados e atentos às nuances
São vários os fatores que permitem esse resultado, mas nunca antes na história houve uma geração com uma taxa de educação superior tão alta, chegando a uma marca de impressionantes 20% de matriculados em um curso superior.
Portanto, o maior acesso à informação vai além do mundo digital, mas também em nível educacional.
No entanto, o processo educacional não termina aí.
Eles estão cientes da necessidade de formação contínua para poder ascender dentro das empresas de balança digital refrigeração, que às vezes são muito rígidas para a visão de mundo desses profissionais – que passam a contribuir com flexibilidades e eficiência.
Essa formação contínua tem 2 efeitos diretos nas carreiras profissionais, sendo mais especializados e, ao mesmo tempo, mais flexíveis à mudança.
- São filhos da globalização
A geração Millennial está conectada ao mundo e mais aberta a mudanças do que as gerações anteriores.
Os millennials estão mais acostumados com a diversidade cultural, e isso não se deve apenas aos desenvolvimentos em telecomunicações e entretenimento.
Também se deve ao conhecimento notavelmente maior do inglês, uma língua universal para comunicação pessoal e empresarial.
- Não se sentem conformados
O conformismo em que os pais foram criados não tem mais o mesmo efeito sobre eles.
Os millennials veem além de possuir uma casa ou criar uma família no formato clássico. Para eles, as prioridades mudaram, sendo o desenvolvimento da carreira profissional um dos mais importantes.
O conforto deu lugar a desafios e reconhecimento.
Isso os estimula a serem mais proativos e menos receosos ao desenvolver uma placa de teflon e ideias próprias, o que os torna uma geração mais empreendedora.
Essa necessidade de reconhecimento exige feedback contínuo para estabelecer novos objetivos e direcionar o plano de carreira, o que exige mudanças na mentalidade das empresas que devem se adaptar às necessidades.
Como homogeneizar a cultura entre gerações?
Apesar de não haver uma resposta única, adaptação e flexibilidade são necessárias de ambos os lados, por isso é interessante levar isso em consideração na etapa de seleção de pessoas.
Por um lado, é preciso entender as aspirações dos mais novos que trabalham com lençol de chumbo moderna e, por outro, é preciso ouvir e aprender com a história e a experiência dos mais velhos.
O contato entre gerações é importante porque dá uma visão mais completa do mundo em que todos convivem, o que permite expandir a cultura organizacional e elevar os padrões para um novo patamar.
Preocupações globais envolvem meio ambiente
Vale enfatizar que a maior preocupação que tanto a geração Millennial quanto os centenários têm é a mudança climática e todas as consequências que isso acarreta.
Essas gerações estão muito mais conscientes do que significa cuidar do meio ambiente e valorizam positivamente as empresas de equipamentos de combate a incêndio que tomam decisões para preservar o meio ambiente, a fauna e a flora em escala global.
Como empresa, é crucial desenvolver uma mensagem consistente: ter a capacidade de seguir um propósito e comunicá-lo de forma eficaz é fundamental para atrair talentos.
Por um lado, esse propósito deve estar alinhado a uma causa social que vá além do benefício econômico da própria empresa, tendo impacto positivo na sociedade.
De qualquer maneira, tanto os millennials como os centenários valorizam, de forma muito positiva na procura de trabalho, que a empresa tenha consciência ambiental e social clara e sólida.
Por outro lado, também é importante perceber que a equipe de trabalho é coesa em torno do propósito da organização e dos valores com os quais se identifica.
Processo seletivo da geração Millennial
Em relação ao processo seletivo, é importante que o candidato sinta que recebe um tratamento personalizado, sendo tratado como uma pessoa que pode agregar valor à empresa.
É altamente desaconselhável realizar processos de seleção baseados apenas na experiência ou na capacidade técnica, em vez de avaliar de forma abrangente e conhecer realmente os potenciais futuros colaboradores da empresa.
Uma vez na empresa, é preciso investir no bem-estar dos funcionários. Ou seja, de forma simples fazer com que se sintam à vontade no ambiente da organização e promover treinamento NR 32 para garantir a segurança e o bem-estar de todos.
Que saibam o valor do trabalho e que vejam as expectativas laborais cumpridas no dia a dia.
Para isso, é importante que a gestão se mostre aberta a dar e receber feedback, propiciando o desenvolvimento de uma carreira na organização.
Conclusão
Por fim, as 4 gerações têm os próprios preconceitos e visões de vida que são diferentes umas das outras, que provavelmente são difíceis de combinar, mas não impossíveis de complementar.
Para trabalhar lado a lado, o conforto e a compreensão mútua são muito importantes, e isso só pode ser alcançado se houver vontade de entender e respeitar diferentes versões de fazer as tarefas.
Para conseguir isso, é importante buscar os valores de adaptação, flexibilidade ou curiosidade nas pessoas. A ideia é conseguir um agregado cultural que permita somar valor tanto ao nível pessoal de cada um como ao nível organizacional que a geração Millennials espera encontrar.