A ideia como empreendedor é crescer e ir além, para atender o mercado consumidor de maneira eficiente, com uma equipe de trabalho dedicada, o que reforça a ideia de que um negócio escalável pode ser a solução mais adequada para sua empresa.

Como proprietário de uma empresa, você entende que aumentar sua receita sempre é um objetivo, e o dimensionamento de como isso funciona é parte importante de todo um processo de planejamento para o negócio escalável;

Sendo assim, vale definir e entender do que se trata um negócio escalável, e como isso pode ser colocado em prática para alcançar o sucesso tão almejado.

Qual o significado de um negócio escalável?

De modo geral, quando se trata de crescimento de um empreendimento que vende ultrafreezer, o que realmente significa é que é preciso torná-lo um negócio escalável.

No caso do crescimento empresarial, a classificação refere-se a ter um maior volume de negócios, enquanto o negócio escalável é encontrar meios para ampliar as margens de lucro. 

Para exemplificar, quando as despesas gerais aumentam na mesma proporção que o crescimento, a empresa sempre obtém um mesmo lucro. 

O desafio do dimensionamento é aumentar o crescimento a uma taxa além dos custos e, com isso, proporcionar margens de lucro ainda maiores. 

Alcançar esse objetivo é o que transforma uma empresa em um negócio escalável, próspero e de sucesso. 

8 etapas para ter um negócio escalável

O número de empresas que fecham no primeiro ano é grande, quando comparadas aquelas que conseguem sobreviver dentro do mundo dos negócios. 

Isso está relacionado a um plano de negócio escalável, e as 8 etapas a seguir podem ajudar a dimensionar sua empresa e ajudar a passar o primeiro ano incólume, e crescer no mercado em que atua. 

  1. Tenha a mentalidade de um líder

Todo empreendimento prospera por causa da psicologia de quem o administra e, por isso, é preciso entender que a terminologia sobre o negócio escalável está nas estratégias que ajudam a dimensionar sua empresa de aluguel de guincho valor para clínicas especializadas. 

Em um escopo mais amplo, o sucesso pessoal e empresarial se concentra nessas estratégias, assim como na mentalidade, que se mostram importantes em diferentes aspectos, como:

  • Investimentos;
  • Modelo de vendas;
  • Período econômico;
  • Setor de atendimento. 

O negócio escalável requer certa flexibilidade, além de resolver problemas para que a empresa esteja preparada para superar os obstáculos que, de uma forma ou de outra, sempre surgem. 

Para ter um negócio escalável de sucesso, a empresa não precisa atingir a perfeição, mas agregar valor real que envolva os clientes. 

  1. Encontre o momento certo para o negócio escalável

A perfeição não precisa ser uma obrigação, mas sua empresa deve ter uma base sólida para que se possa crescer como negócio escalável.

Muitos empreendedores pensam no primeiro estágio do ciclo de negócios como um crescimento excepcional, onde há um período inicial de evolução linear para, em seguida, a receita disparar com a venda de Chiller ar condicionado para o setor industrial.

Na verdade, o período de crescimento linear é tão essencial quando encontrar o momento certo para que a empresa atinja o ponto de negócio escalável, que pode variar dentro de um período de tempo conforme o trabalho realizado e a aceitação do mercado consumidor.

  1. Determine como deve ser o negócio escalável

Certas empresas podem se tornar um negócio escalável muito mais fácil do que outras. 

Negócios que demandam menor número de estoque físico, ou baixa sobrecarga operacional, podem ser um negócio escalável porque não é preciso toda uma infraestrutura, ou nem mesmo muito investimento de capital. 

Dessa forma, muitas empresas de tecnologia se identificam como um negócio escalável, diferente de outros segmentos. 

Um negócio escalável, como uma oficina mecânica mais próxima, inclui a fidelidade do consumidor, que pode ser mensurada pela taxa de rotatividade, ou clientes recorrentes, bem como a fidelidade dos colaboradores, parceiros e fornecedores. 

Os funcionários, por exemplo, podem divulgar e transmitir o entusiasmo pela empresa junto aos consumidores, e esta é uma das estratégias mais bem empregadas para tornar uma empresa um negócio escalável.

  1. Implemente processos e ferramentas certas

O sucesso de um negócios escalável se trata de capacidade e eficiência de obter um maior número de resultados com o mínimo de insumos. 

Assim, aplicar a tecnologia para a automação de determinadas tarefas facilita o dimensionamento, com ações significativas, entre as quais:

  • Automação de e-mail e redes sociais;
  • Chatbots para consultas e solicitações;
  • Estratégias de marketing digital;
  • Sistemas de CRM e ERP;
  • Tecnologia de gestão de depósito e estoque.

Dessa forma, um negócio escalável também significa garantir que operações e processos internos de uma empresa de projetos de instalações elétricas prediais funcionem de maneira plena. 

Vale destacar que determinados processos e sistemas funcionam quando uma empresa está nos estágios iniciais, mas que necessitam de adaptação e ajustes quando alcança um novo patamar de atendimento ao público. 

Por isso, é importante estabelecer uma estrutura de tudo o que funciona, para que assim os negócios funcionem sem qualquer tipo de problema nos primeiros anos. 

No entanto, é preciso se adaptar ao longo do tempo, e até mesmo propor uma flexibilidade, para ajustar os processos e operações conforme o negócio escalável se mostra na prática. 

  1. Aprenda sobre as métricas de um negócio escalável

Todo empreendedor deve tomar ações que levem a um negócio escalável e, para isso, é preciso mensurar o que faz parte do sucesso, e o que precisa ser corrigido, ou de ajustes, e até mesmo descartado. 

A seguir estão 4 métricas que podem ser observadas ao longo do tempo. 

  1. Custo de Aquisição do Cliente 

Trata-se do custo total, em mão de obra e materiais, para a aquisição de um cliente. Sua empresa deve encontrar maneiras de reduzir o CAC à medida que cresce. 

  1. Valor Vitalício do Cliente 

O cálculo se refere ao valor total previsto de um cliente ao longo da vida, e sua empresa precisa se concentrar em aumentar o VVC conforme se expande.

  1. Taxa de Crescimento 

Você pode mensurar a taxa de crescimento da base de clientes ou da receita mês após mês, e definir metas mais altas durante a fase em que se estabelece como negócio escalável.

  1. Taxa de Conversão 

Os números devem apontar quanto dos leads, ou seja, os clientes em potencial, se mostram interessados no seu produto ou serviço, e quantos se tornam realmente consumidores pagantes. 

  1. Foco total sobre o cliente

O cliente é parte essencial de qualquer empreendimento e, por isso, é preciso entregar o que eles desejam para mantê-los sempre voltando, como preço metro quadrado galpão pré moldado de acordo com o mercado.. 

Como empreendedor, você pode ouvir sobre os desejos e anseios, formalizar uma pesquisa e criar buyers personas, ou personas de comprador, para segmentar por nichos o público de alto valor. 

  1. Tenha uma equipe treinada e eficiente

Esse é um pré-requisito essencial para um negócio escalável, pois nenhum empreendedor consegue dar conta de toda uma empresa sozinho. 

Desenvolver uma equipe de gestão flexível, e que possa crescer em conjunto com a empresa é um componente relevante. 

Importante destacar que uma equipe não se resume apenas aos funcionários. 

Para dominar um negócio escalável de maneira sustentável, como empreendedor, você precisa trabalhar no desenvolvimento de relacionamentos externos, junto a parceiros e fornecedores, assim como outras organizações que fazem parte do crescimento empresarial. 

  1. Comprometa-se a tornar seu negócio escalável

Todo mundo atinge diferentes patamares ao longo da vida, seja nos relacionamentos, no condicionamento físico, e isso pode ser empregado também na expansão no mundo dos negócios. 

Por isso, você deve saber como dimensionar sua empresa de limpeza química para que ela se torne sustentável, continuando a crescer mesmo quando você não estiver presente.

Sendo assim, você deve pensar em um plano de longo prazo, com inovações voltadas para os negócios, avaliações sobre obstáculos e soluções eficientes, contratação de profissionais de qualidade, entre outros processos. 

A importância do negócio escalável

Entender que o crescimento está essencialmente condicionado ao negócio escalável permite que sua empresa possa experimentar o aumento no volume de vendas, atendendo uma gama abrangente de clientes. 

O seu negócio escalável deve ser capaz de melhorar as margens de lucro enquanto oferece serviço de locação de ambulância, mesmo quando o volume de vendas aumenta.

É preciso ter objetivos de expansão, seja para acomodar novos profissionais, reformulação de fornecedores e efetivar diferentes parcerias comerciais.

Dessa forma, sua empresa se torna capaz de fornecer produtos e serviços atraentes para os clientes, além de servir como retenção, o que anula o ponto de crescimento e a expansão se faz de forma orgânica e primordial. 

Conclusão

Tanto nos negócios quanto na vida, se você não está crescendo, algo pode estar errado e, por isso, entender como aplicar o senso de negócio escalável pode ser definitivo para sua empresa crescer. 

O alinhamento estratégico, a partir de um planejamento com objetivos seguros, pode fazer com que você aproveite melhor o tempo enquanto empreendedor. 

Por fim, vale reforçar que o crescimento maciço da sua empresa faz parte, mas o crescimento sustentável a torna um negócio escalável e duradouro.