Para quem ainda não sabe, o Pix é o mais novo método de transferência de valores. Ele foi desenvolvido pelo Banco Central (BC) e é um serviço similar ao TED e DOC. Sua principal vantagem é que o PIx pode ser realizado a qualquer hora ou dia, inclusiva em finais de semana e feriados.
Além de aumentar a velocidade em que pagamentos ou transferências são enviados e recebidos, o Pix também tem o potencial de:
- Elevar a competitividade e a eficiência do mercado;
- Reduzir o custo, aumentar a segurança e aprimorar a experiência dos clientes;
- Incentivar a inclusão digital do mercado de pagamentos de varejo;
- Preencher uma série de lacunas existentes na cesta de instrumentos de pagamentos disponíveis atualmente à população.
Como funciona o Pix?
Ele é basicamente uma nova modalidade de transferência de valores. O Pix é habilitado através de uma chave única que deve ser cadastrada diretamente em sua conta corrente. Esta chave pode ser o número do se celular, e-mail, CPF ou numeração aleatória.
Esta chave substitui os dados da sua conta, ou seja, quando receber uma transferência de valores, basta informar a chave ao pagador, não precisa mais informar número do banco, agência e conta. A chave Pix substitui estes dados.
Vale lembrar que uma mesma chave Pix não pode ser utilizada em conta diferentes.
Como cadastrar a Chave Pix?
Para cadastrar sua chave Pix basta acessar seu app ou portal internet banking e fazer o cadastro. O processo não leva mais do que 5 minutos. Em caso de dúvidas, recomendamos que consulte o gerente de sua conta.
O Pix pode ser cadastrado em qualquer conta?
Sim, o Pix pode ser cadastrado em qualquer conta, seja ela corrente, poupança e contas digitais, como Inter, Nubank, PagBank, etc.
Já é possível até mesmo realizar pagamentos em máquinas de cartão de crédito através do Pix, um bom exemplo disso é o Pix PagSeguro, que já esta disponível nas maquininhas da PagSeguro.
O Pix tem limites por transação?
Não há limite mínimo para pagamentos ou transferências via Pix. Isso quer dizer que todos podem fazer transações a partir de R$ 0,01. Em geral, também não há limite máximo de valores. Porém, as instituições que ofertam o Pix poderão estabelecer limites máximos de valor baseados em critérios de mitigação de riscos de fraude e de critérios de prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo.
Conclusão
O Pix já está disponível amplamente para todas as pessoas e empresas que possuem uma conta corrente, conta poupança ou uma conta de pagamento pré-paga em uma das 734 instituições aprovadas pelo Banco Central.
Isso quer dizer que todos os brasileiros já podem fazer e receber um Pix. Basta cadastrar sua chave para realizar transferência de valores sem custos!
Esse é o seu portal sobre Negócios e Empreendedorismo.