As Soft Skills são habilidades interpessoais básicas de um profissional, considerando a cultura empresarial e seu desenvolvimento. Assim, podem otimizar a qualidade do trabalho e o relacionamento entre os membros da equipe.

Na prática, as skills ajudam a promover um melhor controle emocional e uma melhor gestão do trabalho, contribuindo para que os profissionais tenham um melhor desempenho, o que é ótimo para qualquer negócio.

Por isso é importante encontrar formas de desenvolvê-las em si e nos seus colaboradores. Afinal, cabe ressaltar, é possível aprimorar as skills ou mesmo “criá-las” com práticas constantes.

Neste texto, você entenderá o que são as soft skills, os benefícios pessoais e profissionais que elas trazem e como desenvolvê-las em sua empresa.

O que são as soft skills?

Soft skills são habilidades pessoais relacionadas ao comportamento social e como nos expressamos emocionalmente. Como resultado, eles afetam a maneira como trabalhamos e interagimos com os outros.

Muitas vezes, aparecem como traços de personalidade, como:

  • Empatia;
  • Comunicação;
  • Organização;
  • Também podem incluir a capacidade de trabalhar sob pressão ou de se adaptar rapidamente a mudanças.

Em poucas palavras, soft skills são todas as habilidades que não são apenas técnicas, mas também relacionadas à forma como nos comunicamos, nos expressamos e colaboramos com os outros.

São capacidades subjetivas, operando no espectro humano e social das pessoas e não dependem de diplomas ou certificados.

Essas características têm se tornado cada vez mais importantes nos ambientes de clínicas com peeling rose de mer valor, por exemplo, visto que determinam posturas e formas de desenvolver habilidades e se relacionar.

Como desenvolvê-las?

Como abordado anteriormente, apesar de algumas dessas skills já serem inatas, grande parte das habilidades são desenvolvidas por meio de experiências e até mesmo pela busca por aprimoramento, podendo ser desenvolvidas. Para isso, alguns hábitos e dicas podem ser seguidas, como:

Saiba escutar

Parte do processo de desenvolvimento das soft skills é saber ouvir os outros e pensar sobre o que eles dizem.

Mostre que você está realmente interessado no que seus colegas têm a dizer. Lembre-se que não é preciso responder imediatamente ao que a outra pessoa diz.

Não há problema em não conhecer a resposta e precisar de um momento para pensar. Ouvir permite uma comunicação mais eficiente entre os parceiros e encontrar soluções mais eficazes para todos.

Invista em feedbacks

O feedback regular sobre o desempenho da equipe e do gerente é uma forma de praticar a comunicação assertiva. É durante essas reuniões que você também descobrirá quais soft skills precisam ser aprimoradas.

Se a empresa em que você trabalha não tem uma cultura de feedback, fale com os Recursos Humanos. Você estará praticando mais uma soft skill, que é a iniciativa.

Alinhe as expectativas para a vaga

Independentemente do local que ocupa na fábrica de sacolas personalizadas para loja, você deve alinhar com seu gerente as expectativas relacionadas à função que você executa e a carreira na organização.

Qual resultado você precisa entregar para a empresa? Existe um plano de carreira? Existe alguma prática que você precisa melhorar?

Esclarecer as expectativas da empresa e vice-versa dá oportunidades para desenvolver soft skills continuamente no ambiente da empresa, bem como toda a carreira. Então você se sentirá mais confortável fornecendo novas ideias e participando de novos projetos.

Tente a sorte em novos projetos

Essa é uma forma de desenvolver soft skills na prática. Participar de novos projetos dentro da empresa permite que você se misture com outras pessoas e teste seus conhecimentos.

Você também pode participar de um projeto para praticar suas habilidades de liderança, além de trabalhar a comunicação e a colaboração.

Tenha disciplina e paciência

O desenvolvimento de soft skills não acontece da noite para o dia. Assim como o exercício físico, é algo que deve ser incorporado à rotina. É necessário treinamento e pesquisa.

O profissional que assume uma posição séria e metódica tem mais oportunidades de crescer na empresa de equipamentos para laboratórios.

Não pare de estudar

Quando se trata de aprendizado, é importante lembrar que o desenvolvimento de soft skills é contínuo, mas pode ser aprimorado com aulas focadas em habilidades e aulas de comportamento.

Um profissional que deseja se destacar no mercado de trabalho deve adotar uma mentalidade de aprendizagem ao longo da vida. “Aprender a aprender”, um dos pré-requisitos para se manter relevante e desenvolver novos conhecimentos, técnicas e também comportamentos e habilidades/skills importantes.

Pratique o autoconhecimento

Reserve alguns minutos diariamente para refletir sobre tudo o que aconteceu durante o dia, como você se sente em certos momentos e sua reação aos eventos. Se necessário, expresse esses sentimentos verbalmente.

Essa prática o ajudará a reconhecer e gerenciar suas próprias emoções, uma habilidade essencial em tempos de pressão.

Durante estes momentos de reflexão, defina por si mesmo quais são os seus objetivos profissionais: onde você quer chegar na carreira e o que sempre quis fazer na sua profissão.

As respostas a essas perguntas te ajudarão a decidir em quais soft skills focar. Por exemplo: se você deseja assumir uma posição de liderança na empresa de desenvolvimento tecnológico de Sistema de tratamento de água, por exemplo, é preciso se concentrar em habilidades de gestão no segmento.

Caso sinta que precisa da orientação de um especialista para se conhecer ainda melhor, procure programas de mentoria e coaching. A terapia também é uma boa opção.

Quais são as principais soft skills?

Após conhecer as formas para se desenvolver como profissional, é importante reconhecer quais as skills mais importantes e valorizadas no mercado, de modo a se destacar e se desenvolver. São elas:

1.   Solução de problemas complexos

A importância de resolver questões complexas envolve olhar os conflitos atuais e aprimorar a resolução criativa para problemas que podem ser considerados sem solução.

Neste caso, os profissionais conseguem resolver o problema rapidamente, mostrando confiança e afirmação na função que eles exercem.

Além disso, possibilitam manter um ambiente de produtividade, mesmo em face de diagnósticos negativos e imprevistos.

É por isso que essa é uma das soft skills mais reconhecidas nos processos de recrutamento e seleção.

2.   Pensamento analítico e inovação

O pensamento analítico é uma soft skill que está ganhando força na cultura de dados. Afinal, o pensamento analítico é analisar as informações disponíveis e usar a lógica para resolver problemas e encontrar soluções.

Portanto, está basicamente ligado ao pensamento crítico e às habilidades complexas de resolução de problemas.

Além do pensamento analítico, existem as soft skills de inovação. Inovação não é apenas criatividade; é observar cenários, analisá-los crítica e analiticamente e então sugerir alternativas de pensamento e desenvolver novas ideias.

3.   Resiliência, resistência e flexibilidade

As empresas, especialmente no mercado de tecnologia, estão em constante mudança. No entanto, embora esta seja uma estratégia positiva para os negócios, também exige uma constante transformação humana.

Por esse motivo, as pessoas com essas habilidades sociais são cada vez mais procuradas. São as principais características nesse contexto a resiliência, resistência e flexibilidade.

Resiliência é a capacidade de se controlar, mas também de se manter firme diante das dificuldades. Isso não significa transmitir tudo ou ignorar o que está acontecendo, mas manter a calma e superar os desafios de projetos de loteamento.

Tolerância é uma soft skill relacionada ao estresse. Isso significa que ser tolerante, neste contexto, significa aceitar feedbacks e ter reações equilibradas diante de situações estressantes, encontrando novas perspectivas e lidando com os cenários adversos.

Finalmente, a flexibilidade é a capacidade de lidar com mudanças, positivas ou negativas, e se adaptar às transformações do espaço de trabalho.

4.   Persuasão e negociação

Duas soft skills cada vez mais procuradas pelos contratantes são a persuasão e negociação.

A persuasão é a capacidade de influenciar os outros a mudar seus pensamentos ou comportamentos, bem como levá-los a enxergar novos contextos. Já a negociação é a capacidade individual de conciliar interesses diferentes, mediando situações.

Estas duas competências contribuem para a circulação de novas ideias e para a melhoria dos processos de negócios.

É importante notar aqui que a persuasão e a negociação podem se complementar e se distinguem da coerção. As pessoas convincentes sabem como negociar e podem proteger suas posições e organizar diferentes opiniões com respeito, encontrando boas soluções para todos, mas não impondo sua posição.

5.   Gestão do tempo

Essa também é uma soft skill muito importante, especialmente quando você fala sobre a produtividade da cultura organizacional. Mas não podemos esquecer: saber como lidar com o tempo é necessário para ajustar o tempo de uma equipe e das atividades diárias.

Pense, por exemplo, em estratégias de squads. Dentro do prazo de entrega do projeto, cada equipe da fábrica de corrimão de inox para escada deve executar uma atividade.

Essas atividades podem depender uns dos outros. Ou seja, se uma pessoa não puder lidar com o tempo, outras serão afetadas.

6.   Liderança e influência social

Uma característica que vai além da gestão individual é a capacidade de coordenar, não apenas uma pessoa, mas todo um grupo.

Embora compreender, ensinar e motivar os funcionários sejam papéis importantes para um bom gestor, quando falamos em organizar uma equipe inteira, existem outras habilidades que precisam ser exploradas.

Coordenar uma equipe no estudo de curso design gráfico online, por exemplo, significa examinar as diferentes possibilidades de construir um time sintonizado e promover o melhor cenário para um ambiente mais saudável e produtivo.

No entanto, a liderança é mais do que apenas atribuir tarefas. Significa assumir responsabilidades, dar opiniões e orientações, identificando os potenciais da equipe e desenvolvendo-a.

Além disso, as soft skills em liderança e influência social não devem se limitar a cargos de gestão. Os funcionários também podem desenvolver essa habilidade, assim como os líderes podem inspirar uma empresa inteira.

Considerações finais

As soft skills fazem diferença na trajetória de um profissional. De acordo com as particularidades de cada ramo e atividade, é preciso desenvolver habilidades e talentos específicos.

Use os exemplos e dicas mostrados aqui para elevar o nível de produtividade de sua empresa de produção de aventais descartáveis, por exemplo, e promova o seu desenvolvimento, de suas equipes e até do negócio como um todo, alcançando o sucesso.