A chegada da primavera, conhecida como a estação das flores, não poderia passar despercebida para um espaço que valoriza tanto a natureza e se encontra em um dos mais belos cartões-postais da cidade do Rio de Janeiro. De 22 de outubro a 01º de novembro, o Fashion Mall, no coração de São Conrado, pulsará a vitalidade da estação mais colorida do ano e possibilitará uma pausa, um respiro e uma contemplação da fauna e flora brasileira.

Neste período, acontece a exposição gratuita “Vem, estão voltando as flores!”, da colagista carioca Jô Asfora, que selecionou doze artes botânicas para apresentar ao público, desenvolvidas por ela ao longo de três anos. De borboletas a flores de espécies raras, Jô se dedica a um garimpo minucioso de recortes manuais que se revelam em artes digitais, mais parecidas ao sair de uma fábula encantada.

No espaço, os visitantes terão a oportunidade de contemplar as colagens criadas pela artista. As cores vibrantes das flores, plantas e todo o universo botânico que pulsam de sua arte se harmonizam com perfeição e muito lirismo às figuras femininas que brotam de sua Collage Botanical. Suas principais influências são de mulheres fortes, como Clarice Lispector, Frida Kahlo, Margaret Mee e Florbela Espanca. E o nome que batiza a mostra foi inspirado em uma famosa composição, “Estão voltando as flores”, que se tornou conhecida na voz de outra grande mulher – Dalva de Oliveira. Uma música que exalta a natureza em todas as suas mutações, com a chance de renovação e esperança que habita em cada nova estação.

“Neste meu trabalho, busco fazer uma verdadeira ode ao nosso Brasil de múltiplas cores e terras férteis, onde tudo que se planta, dá. Espero que todos apreciem e se permitam essa pausa, um contemplar que só a beleza da natureza nos permite. Florir e desejar que tudo floresça é minha forma de contribuir para um mundo mais amoroso e sustentável “, ressalta Jô Asfora.

Para tornar o cenário ainda mais atraente, a designer floral Fabiana Pomposelli, da marca Atelier Clementtina (@atelierclementtina), será a encarregada pelas intervenções florais nas colagens botânicas da artista. A proposta é criar molduras orgânicas como verdadeiros minijardins com as rosas, folhagens e texturas, fazendo com que cada obra floresça ainda mais aos olhos dos visitantes e uma primavera brote em cada arte Collage Botanical.

A mostra “Vem, estão voltando as flores!” acontece no Piso L1 do Fashion Mall, de segunda a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos e feriados, das 14h às 20h. Mais informações sobre a artista podem ser encontradas no site www.collagebotanical.com.br/ e em @collagebotanical.

SERVIÇO:

Exposição “Vem, estão voltando as flores!”

Data: De 22 de outubro a 01º de novembro de 2021

Horário: De segunda a sábado, das 10h às 20h. Aos domingos e feriados, das 14h às 20h

Local: Piso L1 do Fashion Mall

Entrada: Gratuita

O Fashion Mall fica na Estrada da Gávea, 899, São Conrado – Rio de Janeiro. Telefone: (21) 2111-4427.