Responsabilidade social: 2 palavras que precisam ser incorporadas à gestão de empresas o quanto antes!
Os consumidores já não compram produtos ou adquirem serviços sem usar o senso crítico. Eles estudam as marcas e identificam as boas e más práticas associadas a elas.
Nesse contexto, a responsabilidade social de uma empresa conta muito na hora de converter e fidelizar clientes.
Afinal, todos querem apoiar organizações que são notáveis pela sustentabilidade, respeito ao meio ambiente e aos colaboradores, entre outros pontos importantes.
Veja como a responsabilidade social pode ser integrada à gestão de empresas e qual a importância dela no texto que começa agora!
O que é gestão empresarial?
Antes de entrarmos no tema central, é pertinente explicar o conceito geral de “gestão empresarial”.
A gestão nada mais é do que o conjunto de processos que mantêm a empresa de limpeza de terreno e retirada de entulho em pleno funcionamento. A saber:
- Organização dos processos;
- Administração de recursos humanos;
- Controle financeiro;
- Equilíbrio fiscal.
Ou seja, todos os departamentos do negócio encontram (ou deveriam encontrar) um lugar na gestão de empresas.
Um empreendimento é um organismo complexo formado pela sintonia entre diversas áreas – quando uma não apresenta o desempenho esperado, as outras também são afetadas.
Portanto, a gestão se faz necessária para que a Empresa de controle de pragas atinja as metas e objetivos propostos – e isso fica muito mais evidente quando a responsabilidade social entra em cena!
O que é responsabilidade social?
Pare e pense: o que você e seu time de profissionais podem fazer para melhorar a sociedade em que estão inseridos?
Qual é o legado que você deseja produzir a partir das suas estratégias, metodologias, produtos e/ou serviços?
A responsabilidade social serve para dar esse norte consciente ao empreendedorismo. Não se trata de um tema novo, mas tem se tornado cada vez mais relevante nos últimos anos.
As preocupações a respeito da proteção do meio ambiente dão o tom da responsabilidade social.
E isso vai além das corporações inseridas no ramo, como as empresas de câmera de vigilância com áudio. Ela também contempla a qualidade das relações entre gerência e corpo de colaboradores, as responsabilidades legais e fiscais.
Qual a importância da responsabilidade social
Quem assume esse verdadeiro compromisso com a sociedade aprimora a imagem corporativa e vivencia várias melhorias na rotina produtiva.
Conheça as principais vantagens de aplicar a responsabilidade social no âmbito empreendedor.
Estreita laços
Clientes, fornecedores, colaboradores: todos se beneficiam quando empresas de auditoria em sp aderem aos princípios da responsabilidade social.
Fica claro que a preocupação maior não é o lucro puro e simples, mas, sim, a qualidade do trabalho realizado – e um bom trabalho só pode ser feito por pessoas com boas relações entre si.
Quando o respeito e a empatia reinam, cada membro se sente parte importante da organização.
Isso é fundamental para a saúde física e mental de todos. Também é um passo importante para o aumento do rendimento.
Transmite integridade
Como explicamos no início do texto, as pessoas estão mais críticas e conscientes do que compram ou deixam de comprar na atualidade.
Entre uma marca que não trata com transparência os métodos de produção e uma marca que propaga as boas práticas de licenciamento ambiental, a segunda certamente sairá na frente.
Desse modo, a responsabilidade social revela sua faceta “vendável”: associar produto e sustentabilidade como uma coisa só!
Esse tipo de estratégia faz muito bem para a construção de imagem da marca.
Reduz custos
Pense nas práticas mais elementares relacionadas à sustentabilidade: reciclagem, separação de resíduos, redução do uso de energia elétrica, trocar equipamentos para alternativas mais baratas e menos degradantes.
Tudo isso pode ser resumido em uma frase: redução de custos.
Se o engenheiro avaliador de imóveis decide instalar painéis solares no escritório, ele está fazendo um investimento maior naquele momento para gastar menos no futuro.
O fator “economia” é indissociável da responsabilidade social em geral. É, inclusive, um dos principais motivos pelos quais os empreendedores devem levar o conceito a sério.
Conecta organização e sociedade
Não podemos nos esquecer do papel social que toda empresa tem na essência. O diferencial é realmente torná-lo realidade.
E quando isso se torna uma realidade, todas as pessoas envolvidas em um empreendimento demonstram na prática por que o laudo termografia é tão importante.
Isso pode ser feito por meio de eventos gratuitos, palestras, cursos de capacitação e outras práticas bastante comuns.
O foco aqui deve ser agregar valor à comunidade usando a expertise desenvolvida dentro da organização diariamente.
Prioriza talentos
Como já destacamos antes, a responsabilidade social não se limita ao ambiente externo: ela também se vê dentro da empresa.
Por esse motivo, práticas como equiparação salarial, políticas de bem-estar, plano de prevenção contra doenças e benefícios familiares devem ser oferecidos.
Trata-se de elementos que valorizam muito as vagas na área de projeto eletrico industrial, por exemplo.
Acima de tudo, é sobre passar segurança e credibilidade tanto aos candidatos a vagas quanto a quem já faz parte da organização.
Como implementar estratégias responsáveis nos negócios?
Uma postura responsável demanda esforços e estratégias para realmente dar certo. É necessário ir além do “marketing” puro e simples.
Quer saber como fazer isso da melhor forma? Então, confira os exemplos e dicas nos tópicos que vem na sequência!
Invista em saúde e segurança
Os índices de colaboradores que adoecem por causa do ambiente de trabalho são muito altos e assustadores.
Mantenha-se fora dessas estatísticas investindo em melhorias que visam a preservação da saúde de quem trabalha ao seu lado.
Equipamentos adequados, ambientes bem climatizados, jornadas de trabalho equilibradas… Tudo isso faz parte deste tópico.
Repense as políticas de contratação
Outro aspecto muito em voga na atualidade é a diversidade no ambiente profissional. Pessoas de diferentes etnias e características físicas atuando juntas, em harmonia e produtividade.
Isso começa desde o planejamento de recrutamento com os profissionais de RH.
Uma tendência muito observada nos dias atuais é a adoção de políticas voltadas especificamente à promoção da diversidade.
É algo que deve ser tratado como prioridade pelos gestores, pois significa uma imagem mais ou menos positiva perante o mercado.
Apoie causas sociais
Uma ótima estratégia para marcar posicionamento é demonstrar apoio a causas sociais que tenham relação (direta ou indiretamente) com o seu ramo de negócios.
Verifique quais temas são mais caros à sua base de consumidores. Informe-se sobre iniciativas independentes que tratam do assunto.
Reverter a receita das vendas de um produto para uma causa é bastante pertinente – desde que feito com equilíbrio.
Não adianta tentar se associar a algo que não seja relevante ou importante para quem te segue e acompanha.
Crie programas de capacitação
Os seus colaboradores têm que ter certeza de que a sua empresa é o melhor lugar para eles crescerem profissionalmente.
Inclusive, você mesmo, gestor, pode trabalhar em prol disso. Desenvolva ações com foco na capacitação de equipes.
Cursos que lidam com os avanços tecnológicos são excelentes para manter todos se desenvolvendo.
Os membros se sentem satisfeitos porque veem a ação como um passo a mais na carreira – e toda a empresa é beneficiada, já que quem atua ali está tendo acesso a conhecimento de ponta!
Estimule a economia local
É sempre bom salientar que nenhum empreendimento existe totalmente isolado do ambiente em que ele se situa.
Com isso em mente, nada melhor do que pesquisar as organizações próximas a fim de identificar quais podem trabalhar junto com você.
Fornecedores de matérias-primas, carretos e fretes que sejam da sua região devem ser contratados. Isso impulsiona a economia local e agrega muito valor à sua empresa.
O mesmo vale para profissionais locais. Vale mais contratar pessoas próximas e capacitá-las do que procurar por capital humano fora da cidade.
Quando o estímulo à economia local fica evidente, todos passam a valorizar a presença da sua marca ali: sociedade, prefeitura e governo em geral.
Conclusão
Uma empresa com propósito é uma empresa plenamente consciente do papel que ela exerce no mundo.
Seja pequeno, médio ou grande negócio, as prioridades precisam ser alinhadas para que a responsabilidade social realmente floresça.
Uma vez que você compreenda isso, sua organização ganha muita relevância em vários aspectos – como todos os que citamos e explicamos nesse texto.