O que não falta nos dias de hoje são pessoas que se denominam empreendedoras, a pandemia do COVID19 foi a grande mola propulsora para o surgimento de tantos novos negócios.

Mas o que é ser um empreendedor?

Ser empreendedor é todo aquele ou aquela que toma a iniciativa de empreender, e muitas vezes faz mudanças e investimentos com pouquíssimos recursos. As principais características de um empreendedor são: Criatividade; Inovação e também, Estrategista para projeções futuras.

E quanto a Eficiência e Eficácia do Empreendedor de Sucesso?

Fazer algo bem feito ou executar o que foi planejado  é o melhor significado para a palavra Eficiência, mas nem todo mundo tem a capacidade de ir além, de fazer algo a mais, de superar as expectativas de outrem e fazer o que for preciso par alcançar um determinado objetivo.

Fazer o que for preciso, é a melhor definição para Eficácia, é aí que muitas pessoas fazem confusão, achando que as duas palavras significam a mesma coisa.

Muitas vezes um empreendedor faz algo bem feito e executa o projeto designado, mas o objetivo principal não foi alcançado, nesse caso ele foi Eficiente, mas se ele fosse também Eficaz, pensaria em alguma forma de alcançar o objetivo principal superando as expectativas de todos.

Falando ainda de Empreender com eficiência e eficácia, temos os Microempreendedores individuais MEI, que na grande maioria das vezes são eficientes para a realização de seus projetos individuais ou coletivos, mas nem sempre, Eficazes. Nesse caso a formação de algumas parcerias poderiam resolver essa segunda fase caso o alcance dos objetivos não fossem satisfatórios.

A Eficiência só seria suficiente se o objetivo fosse alcançado, mesmo que o projeto tenha sido executado da forma correta.

O Empreendedor eficiente precisa entender de Marketing Digital!

O Marketing Digital é toda e qualquer estratégia ou ação de comunicação que tenha o intuito de divulgar serviços ou produtos online, ou seja, por meio da internet que é sem dúvida a ferramenta mais barata e eficaz para se começar qualquer modelo de negócio, pensando nisso, veja a seguir algumas estratégias que realmente trazem resultados e aumento de novos clientes:

  • Criação de site responsivo;
  • Anúncios Patrocinados no Google;
  • Gerenciamento de Mídias sociais por meio de profissionais qualificados;
  • Estratégias de Otimização para o Google, entre outras.

Estabelecendo Parcerias para alcançar melhores resultados

Umas das vantagens desses tempos de crise e pandemia, são as diversificações de negócios, bem como a necessidade de criar novas parcerias para continuar crescendo.

A exemplo de empresas que cresceram exponencialmente são os serviços de entrega em todo o mundo, nesse caso ficou a oferta e procura aumentaram tanto que o valor pelos serviços ficaram ótimos para negociar ou barganhar por melhores condições.

Outro modelo de negócio muito necessário, são os investimentos no Marketing Digital, muitos empresários atualmente precisaram baixar seus valores de serviços, abrindo assim espaço para novos parceiros a exemplo do MEI, micro empreendedor individual.

Para formar novas parcerias, primeiramente é preciso entender o modelo de negócio, conhecer bem o produto ou o serviço, entender quem são os clientes, bem como o perfil dos mesmos.

O mundo chegou a um ponto de dificuldade comercial tão grande, que todos os empresários foram obrigados a serem mais flexíveis, abrindo assim, novos espaços e desburocratizando pra seguirem em frente, mais uma vez um pequeno empreendedor foi beneficiado.

Hoje a grande barreira para o crescimento deixou de ser apenas o investimento financeiro, mas sim, a ousadia, o relacionamento, a necessidade de entender que sem uma estratégia de marketing digital, ainda que seja em formato de parceria é muito necessária.

Então se você é um empreendedor, e sabe que precisa ir além, superando novos obstáculos e desafios, deixe o seu comentário abaixo falando um pouco sobre a sua história.