Conheça os benefícios que o Governo Federal oferece para o ingresso de estudantes no ensino superior
Nos últimos anos o número de ingressantes no ensino superior aumentou. Só para ter como base, de 2002 para 2020, o número passou de 3,5 para 8,68 milhões. Um grande aumento, concorda?
O estudante, hoje em dia, conta com diversas possibilidades de ingressar em uma faculdade, inclusive o Governo Federal dispõe de programas como o Fies e o Prouni para possibilitar isso.
Mas, será que você sabe como esses dois programas funcionam? É importante conhecê-los, bem como saber suas vantagens e desvantagens. Por isso, neste conteúdo, você descobre tudo o que benefícios tem para oferecer a você. Boa leitura!
O que é Prouni?
O Programa Universidade para Todos (Prouni) foi criado pelo Governo Federal em 2004, com o intuito de conceder bolsa de estudo integral ou parcial para estudantes de baixa renda.
Um importante dado disponibilizado pelo MEC, é que o Programa Universidade para todos já atendeu mais de 2,47 milhões de estudantes, 69% desses alunos contaram com bolsas integrais.
A intenção do Prouni é garantir educação para o estudante que recebe até um salário mínimo e meio, abrindo portas para que ele consiga um diploma de nível superior. Sendo assim, o programa fica responsável pelos custos da educação dele sem necessidade de ressarcimento.
Em caso da renda familiar do estudante ser cerca de 3 salários mínimos, ele tem direito a bolsa parcial, que cobre 50% do valor da mensalidade e a outra parte o aluno fica responsável por pagar.
Como funciona?
A inscrição ocorre duas vezes ao ano pelo portal do Prouni — no primeiro e segundo semestre. O aluno poderá escolher pelo menos duas opções de curso na mesma instituição ou em outra, assim como no mesmo turno ou não.
Além disso, como foi citado anteriormente, o Prouni oferece dois modelos de bolsa de estudo:
- Parciais: disponibiliza para o aluno 50% do valor da mensalidade;
- Integrais: arca com 100% dos custos da mensalidade do curso.
O tipo de bolsa será baseado conforme as condições financeiras de cada estudante. Para isso, o aluno, durante a inscrição do Enem, terá que declarar baixa renda e obter 450 pontos na média geral e nora maior que zero na redação.
Em outras palavras, é necessário que o estudante garanta um bom desempenho na prova para conseguir uma vaga em uma instituição de ensino.
Vantagens
O Prouni oferece algumas vantagens bastante relevantes para o estudante, como, por exemplo:
- A possibilidade de bolsa integral ou parcial, reduzindo os custos com faculdade;
- Maior possibilidade de conseguir trabalho;
- Acesso ao ensino superior.
Desvantagens
Assim como tudo na vida, o Prouni também tem suas desvantagens, confira algumas delas:
- É necessário comprovar baixa renda;
- O estudante tem que ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou como bolsista em escola particular;
- Tem que tirar nota mínima do Enem;
- Passar no processo seletivo (caso tenha) da própria instituição de ensino.
O que é Fies?
O Fundo de Financiamento Estudantil, também conhecido como Fies, é outro programa do Governo Federal. É um pouco mais antigo que o Prouni, criado pelo MEC em 1999 com a intenção de possibilitar o financiamento da educação superior em instituições privadas.
O Fies oferece ao estudante um financiamento estudantil com uma taxa de juros de 6,5% ao ano, inferiores às demais que são concedidas no mercado. A concessão financeira pode ser de até 100% do valor mensal.
O programa é destinado primordialmente para estudantes que ainda não finalizaram o ensino superior e não foram beneficiados com o Fies em outro momento.
Como funciona?
O Fies abre oportunidade de inscrição em dois momentos do ano, início do primeiro e início do segundo semestre. São nesses momentos que os candidatos, que possuem interesse em garantir um contrato de financiamento estudantil, devem ficar atentos.
Existem alguns critérios a serem atendidos, como, por exemplo:
- Estudantes brasileiros com renda mensal de até 3 salários mínimos;
- Precisa ter participado do Enem em algum momento desde 2010;
- Alcançar nota maior do que 450 pontos e nota na redação maior ou igual a 400 pontos.
Para isso, o estudante deve se inscrever no portal Fies, ter uma conta no gov.br e caso passe na pré-seleção, terá que completar suas informações de cadastro no portal.
Na hora de obter o financiamento, será necessário ir até à faculdade escolhida, resolver as burocracias de documentação e depois ir ao banco contratar o financiamento.
Vantagens
O Fies disponibiliza algumas vantagens para o estudante, como, por exemplo:
- Possibilidade de financiamento de 100%;
- Juros de financiamento mais baixo do que os outros do mercado;
- Pode quitar a dívida de empréstimo após a graduação.
Desvantagens
Infelizmente, o Fies conta com algumas desvantagens, como:
- Processos burocráticos demais;
- Nem todo mundo consegue acesso devido à comprovação de renda;
- Muitas pessoas acabam se endividando pelo longo prazo para pagar a dívida;
- Necessário quitar assim que o estudante se forma.
Qual a diferença entre Prouni e Fies?
Primeiramente, é preciso ter em mente que a principal similaridade entre o Prouni e o Fies é que são programas do Governo Federal para o incentivo à educação, certo?
Sabendo disso, chegou a hora de falarmos sobre as principais diferenças existentes entre os dois programas. O Fies diferentemente do Prouni não disponibiliza bolsa de estudo para pessoas de baixa renda, ele funciona apenas como um financiamento estudantil.
Nesse caso, o aluno tem direito a um financiamento que oferece condições para estudar e só pagar o valor relativo aos juros do incentivo por meio de boletos a cada três meses. Somente com um ano e meio após a formatura, que o estudante começa a quitar o valor.
Entretanto, o Fies é um tipo de investimento que o estudante faz para sua própria educação e requer planejamento financeiro por contar com prazos longos para pagar a dívida. Se não for bem administrada, o aluno pode passar anos pagando os valores e contando com juros.
Agora que você conhece as diversas formas de ingressar no ensino superior, aproveite para conhecer a Universidade Santo Amaro e dar os primeiros passos para alcançar a tão sonhada graduação!