Cada um de nós quer fazer a escolha certa, do ponto de vista da profissão que exerce. Realizar uma atividade baseada na personalidade é o caminho que traz satisfação, apoia o desenvolvimento da carreira e transforma o trabalho diário em uma fonte constante de equilíbrio e energia positiva. Em resposta, uma atividade inadequada traz blasfêmia, falta de interesse, um estado contínuo de insatisfação e estresse. Nessas condições, surge naturalmente a pergunta: como fazer a diferença entre um trabalho positivo e um trabalho tóxico?
Existem alguns indícios que mostram a compatibilidade ou incompatibilidade entre uma pessoa e o trabalho que realiza, bem como as formas de encontrar o emprego ideal.
Sinais de que você escolheu uma atividade profissional inadequada
Há vários sinais de que o trabalho não é o mais adequado. Quem está nessa situação sente que não está no lugar certo, mas o conforto de um emprego estável, os benefícios financeiros e a falta de determinação podem ser os motivos pelos quais continuam assim.
A estas se somam algumas outras manifestações, além de uma série de consequências que podem trazer desconforto crônico à pessoa em questão.
1. Tédio e falta de interesse na atividade
Combinados, os dois aspectos levam ao bloqueio da criatividade, falta de iniciativa e produtividade extremamente baixa. O tédio no trabalho está, na maioria das vezes, associado à sensação de uma carga de trabalho enorme e avassaladora, além das próprias forças. No caso de um trabalho adequado, essas condições não existem.
2. A incapacidade de se comunicar abertamente com superiores e colegas
É outro sinal de que uma pessoa não se identifica com o trabalho. Gradualmente, há uma evidente incompatibilidade, que se manifesta em relação ao gestor, podendo gerar conflitos relacionados à atividade profissional. Outro indicador muito bom (que deve ser levado em consideração antes mesmo de analisar possíveis disputas com pessoas hierarquicamente superiores) está relacionado às amizades no trabalho. A construção dessas relações interpessoais é fundamental, pois pode melhorar a satisfação pessoal e o desempenho no trabalho.
3. A evolução profissional está ausente
Além disso, para quem está nessa situação, o interesse pela progressão na carreira também desaparece. Faltam responsabilidades reais, e isso anula qualquer possibilidade de ascensão e desmobilização.
4. Ir trabalhar torna-se uma obrigação, passa do propósito à obrigação
Determinada apenas pela necessidade financeira, e o desejo de se envolver torna-se uma rotina cansativa.
Leia também: 6 dicas de como ser mais produtivo no trabalho
O comportamento de quem escolheu um emprego adequado
Há pessoas – e não são poucas – que fazem o seu trabalho todos os dias com alegria, prazer e muitas vezes paixão. Às vezes, é mérito de quem os recrutou e se inspirou para dar-lhes a oportunidade de desenvolver e desfrutar do seu trabalho.
Na maioria das vezes, está na capacidade de cada um escolher o caminho certo, que oferece a perfeita sincronização entre personalidade, habilidades, paixões e trabalho.
A responsabilidade de fazer as escolhas certas recai, em grande medida, em cada indivíduo, e isso ocorre porque é impossível para um recrutador, por mais qualificado que seja, avaliar com precisão um funcionário em potencial e a compatibilidade entre ele e um trabalho futuro. Portanto, todos devem estar cientes do que gostam e do que querem fazer. Existem alguns sinais de que você está no lugar certo.
1. Boas condições de domingo à noite
Pode parecer engraçado, mas as pessoas que estão relaxadas no domingo à noite, com a ideia de que uma nova semana de trabalho começa no dia seguinte, são aquelas que se sentem bem no trabalho e que fazem o seu trabalho com prazer, seja ele qual for. E isso torna a jornada de trabalho agradável. Em resposta, as pessoas que não estão no lugar certo ficam estressadas e às vezes deprimidas no domingo à noite.
2. Existe uma estratégia pessoal, que visa o desenvolvimento de carreira
A atividade no local de trabalho é percebida como uma extensão natural da personalidade e combina perfeitamente com ela. O trabalho não é mais apenas um meio para atingir um objetivo financeiro.
3. A disciplina não é um problema
O local de trabalho é organizado e tem elementos pessoais (por exemplo, fotografia infantil, diplomas, animais de estimação).
4. O tempo gasto no trabalho é percebido como benéfico
E naturalmente se entrelaça com o tempo livre. A sensação é de que o trabalho faz parte da vida.
Leia também: Desenvolvimento pessoal: por que é importante para a sua carreira?
Carreira adequada
Por que uma carreira adequada às habilidades, paixões e personalidade do funcionário é importante? Porque aprendemos e nos preparamos para ter uma profissão que deve definir o que somos, e o trabalho, seja ele qual for, tem um papel enorme em nossas vidas. Uma atividade compatível traz equilíbrio mental e é uma das condições essenciais para uma vida feliz e realizada. Surge naturalmente a questão de como identificar a carreira certa.
Testes de carreira, voluntariado, análise honesta do desempenho e das competências adquiridas, experiência e coragem para mudar de carreira, quando necessário, são os principais elementos que podem ajudar a encontrar uma carreira adequada. De todos estes, a qualificação e as experiências pessoais são as mais importantes.
É fundamental que a avaliação das competências não se limite às adquiridas durante os estudos, mas a todo o tipo de atividades, incluindo voluntariado, hobbies e quaisquer outras ações que tenham levado à acumulação de experiência. O voluntariado e os estágios são uma boa forma, especialmente para os jovens, mas não só para eles, de identificar um campo ideal para desenvolver uma carreira gratificante.
Segredos para identificar uma carreira ideal
Um dos segredos para identificar uma carreira ideal é ter disponibilidade para experimentar. Esta é uma maneira de aprender coisas novas, descobrir paixões e novas habilidades. Outra dica útil é não concorrer a títulos e prêmios, pois o que você faz e a forma como faz é muito mais importante do que o título da pessoa que ocupa determinado cargo. O aspecto mais difícil, mas necessário, é identificar, do ponto de vista pessoal, o que significa uma carreira de sucesso.
Todos já foram tentados a abraçar as profissões e os ideais profissionais daqueles que amamos, mas às vezes esse não é o caminho certo (por exemplo, você faz medicina porque seus pais são médicos ou seguem a carreira de professor). A solução é encontrar sua própria definição de sucesso, mesmo que seja em uma profissão menos concorrida como designer de calçados masculinos. E para isso é útil experimentar e identificar as coisas que realmente importam para você.
Uma carreira realizada é vital para ter uma vida bonita. O equilíbrio da vida pessoal muitas vezes depende da vida profissional. Em todo esse contexto, vale lembrar o que disse Steve Jobs: “A única maneira de fazer um ótimo trabalho é amar o que se faz”.