Os empreendedores que desejam crescer no mercado podem usar o tiktok no seu negócio para compor as estratégias de posicionamento. Afinal, essa é umas das redes sociais mais populares da atualidade, com foco em pequenos vídeos. 

De origem chinesa, ela é conhecida pelos vídeos de dancinhas, feitos popularmente por jovens. 

Apesar desse estigma, ela ainda possui um enorme potencial para diversos contextos e desenvolvimento da marca, como para popularizar um projeto eletrico industrial ou uma lanchonete caseira.

Para se ter uma ideia, só no Brasil são mais de 70 milhões de usuários usando a plataforma. Esse dado comprova quantas oportunidades podem ser encontradas na rede social e o quanto as vendas podem ser aumentadas por meio dela.

Se você não sabe como usar o tiktok no seu negócio, fique neste artigo, que foi preparado para ajudar você a se posicionar adequadamente e oportunizar negócios, expandindo sua empresa por meio do canal.

O que é o TikTok?

Anteriormente conhecido como Musical.ly, criado em 2014 com foco em dublagem de músicas, a empresa foi comprada pela ByteDance, tornando a plataforma do Tik Tok (como conhecemos hoje),  um aplicativo para celular para o compartilhamento de vídeos curtos, de até 10 minutos. 

Desde então, seu crescimento é notório. Para se ter uma ideia, no primeiro trimestre de 2022, foi o aplicativo mais baixado nas lojas da Apple e do Google, com mais de 170 milhões de downloads e hoje é usado por diversas empresas, desde aquelas com foco em contabilidade fiscal e tributária até de vendas de sapatos.

Como usar o Tik Tok?

O Tik Tok disponibiliza filtros de áudio e vídeo para o usuário mexer da forma que achar melhor, assim como a opção de colocar uma descrição, hashtags, legenda, cortar trechos e usar efeitos especiais.

A maioria do público é de pessoas jovens, mas também é possível encontrar homens e mulheres de diversas idades produzindo conteúdo na plataforma, bem como consumindo tais materiais de forma mais acelerada – o que é ótimo para otimizar o alcance do público e acelerar o ciclo de compra.

Há também um forte movimento de viralização, em que diferentes pessoas respondem os conteúdos de outros usuários e refazem um mesmo tipo de vídeo na plataforma, ampliando o poder de viralização. 

Geralmente, tais materiais consistem em coreografias, imitações, efeitos, sátiras e músicas replicadas por diferentes perfis, mas também podem abranger desafios, histórias e dicas diversas.

O perfil de uma empresa administradora de condomínio, por exemplo, pode usar um efeito viral e conseguir muito mais seguidores e clientes, divulgando a importância de contar com uma administração especializada de forma mais dinâmica.

A rede de interações com seguidores é um recurso muito importante presente em outras redes sociais, e no Tik Tok não é diferente. 

Na plataforma é possível curtir, comentar, responder, compartilhar os vídeos nas redes sociais, mandar mensagem privada e fazer dueto (reagir ao vídeo do outro), promovendo interações mais valiosas e ágeis.

Apesar de todas essas funcionalidades, existe um preconceito com a rede social visto o principal público e o formato que a tornou mais popular: os jovens e as dancinhas, afinal muitos acham que ela serve apenas para compartilhar esses passos em músicas. No entanto, isso é falso. 

Para se ter uma ideia, além da plataforma poder ser usada para diferentes estratégias, muitas empresas já estão na rede, obtendo um enorme crescimento, e a cada dia mais marcas se posicionam na plataforma.

Assim, você também pode usar o tiktok no seu negócio para aumentar as vendas e a autoridade no mercado.

Benefícios do tiktok no seu negócio

Um dos pontos de atração para as empresas e personalidades dentro do Tik Tok é o alcance da plataforma. 

Isso porque, nela, a possibilidade de ter o seu produto, habilidade ou influência visto por milhões de pessoas é enorme, otimizando o ciclo de venda.

Vale destacar que é possível ter uma conta comercial dentro da rede, assim como nos outros canais digitais. 

Esse recurso permite observar métricas e destacar o seu perfil de outros usuários comuns a partir de categorizações e definição da atuação e do público – ou ainda criação de campanhas.

Especificidades da rede

A partir da criação de conta e produção de vídeos, o aprofundamento da relação com o cliente pode ser realizada, com resultados notórios, visto a opção dos comentários, curtidas e, o mais importante, a de salvar e compartilhar o vídeo.

Por exemplo, um futuro microempreendedor pode visualizar um vídeo sobre roldanas fixas, buscar saber mais sobre o perfil e conversar por mais detalhes com o criador do vídeo.

Existe também o forte potencial de engajamento. No Tik Tok, com a escolha de hashtags inteligentes, uma breve legenda, trilha sonora e filtro viral, você consegue um alcance amplo, um fato inimaginável em outras redes sociais. Tudo isso gratuitamente. 

Outra vantagem é informar sobre o negócio mais facilmente e visualizar o que está sendo compartilhado pelo seu público, como os assuntos debatidos, polêmicos ou novidades do mercado. 

Estar de olho nas tendências é aproveitar a chance para produzir conteúdo com base nelas e que possam contribuir para seu negócio.

Tendo em vista a diversidade da plataforma, toda atenção é criatividade são necessárias. O nicho de Gestão condominial, por exemplo, pode encontrar um bom público dentro da rede, assim como uma lojinha de livros também tem o seu alcance e precisará adequar as tendências para se comunicar com a audiência.

Por fim, o Tik Tok apresenta uma enorme biblioteca de músicas para uso livre dentro da rede social.

Os sons podem ser usados como trilha sonora ou dublagem, muitas vezes agindo automaticamente em sincronia com o vídeo e agregando outro fator de alcance e posicionamento.

Como expandir o seu negócio com o Tik Tok?

Você já entendeu de onde veio o Tik Tok, o modo de usar e os principais benefícios que envolvem o seu uso. Mas como se dá a relação dele com o seu negócio? Como é possível ampliar uma marca com o Tik Tok? 

Não se preocupe, existem alguns passos importantes que você pode seguir para crescer organicamente ou de forma paga na plataforma. Nos próximos tópicos, você vai aprender sobre aspectos como:

  • Importância do público na rede;
  • Uso de anúncios;
  • Aplicação do SEO no conteúdo;
  • Necessidade de acompanhar a concorrência;
  • Adequação de linguagem e uso informal;
  • Uso da hashtag;
  • Potencial da localização.

O conjunto dessas etapas tem o poder de proporcionar um incrível alcance para a sua página, seja ela sobre uma mercearia do bairro ou uma padaria. Confira abaixo a explicação de cada item acima.

A importância do público na rede

Esse item não se difere do movimento inicial da maioria das redes, mas sim ao público que você visa fazer negócio.

Ou seja, com quem você pretende conversar? Para qual tipo de pessoa você está publicando conteúdo? Qual tipo de vídeo eles gostam de engajar? Com quem deseja se relacionar? 

Saber a respostas para essas perguntas ajudará a definir o público de forma assertiva. Por isso, faça um estudo com essas perguntas e observe bem para criar uma persona, um perfil semi-ficcional das pessoas que você deseja alcançar.

Assim, se o seu público gosta de vídeos de dancinha, em algum momento você deverá realizar uma produção desse modelo.

O uso de anúncios

O nome da seção voltada para anúncios no Tik Tok é Lead Ads, canal em que é possível impulsionar os seus vídeos com foco em vendas para alcançar ainda mais pessoas – de forma qualificada e direcionada. 

Por meio dela, você pode criar vídeos com um objetivo de campanha específico, como  anunciar os serviços de contabilidade preços, segmentar o público e definir o orçamento.

Esse é um dos principais meios de usar o tiktok no seu negócio para expandir a marca e chegar em mais pessoas.

O uso de SEO no conteúdo

Mas se a ideia é viralizar de forma natural na plataforma, o uso de SEO é indispensável. 

Isso porque muitas pessoas usam o próprio Tik Tok não somente para entretenimento, mas também como mecanismo de pesquisa. Inclusive, esse comportamento é cada vez mais comum.

Para se ter uma ideia, é natural que os usuários façam perguntas na lupa de pesquisa da rede. 

Assim, se você deseja ser encontrado nessas respostas, é preciso escolher bem as suas hashtags, os filtros usados e as músicas de fundo para alcançar a sua persona.

O olhar para a concorrência

Lembra de como a vantagem de se informar sobre um tema do seu mercado é bem presente no Tik Tok? Aqui ela é reforçada, pois estar de olho no que os seus concorrentes postam deve ser um passo ativo da sua estratégia de marketing na rede social.

Como a concorrência interage com o público? Quais tipos de vídeos ela publica? Quais possuem mais alcance?

Faça o mesmo tipo de pergunta para os influenciadores digitais e observe o conteúdo deles. Não copie, mas se inspire para capturar a atenção da sua persona de maneira ainda melhor que os outros e para identificar gargalos que você pode sanar com seu produto/serviço.

A linguagem informal

Nada de conceitos burocráticos, formais, comerciais ou rebuscados demais. 

No Tik Tok, a descontração, naturalidade e informalidade são os meios de se chegar ao público, notadamente mais jovem e ativo na plataforma.

Elas não estão ali primeiramente para comprar o seu produto, mas conhecer melhor do que se trata a sua empresa e encontrar tendência. Portanto, conteúdos de entretenimento ou curiosidade, sem apelo ou linguagem profissional, vão ser os responsáveis pela atração.

A originalidade é importante, mas não esqueça jamais do engajamento e de convidar o compartilhamento por meio de conteúdos divertidos e virais. Aqui, quanto menos forçada ou “publicitária” for a publicação, melhor para manter o usuário em um ciclo de venda.

O uso da hashtag

A hashtag tem uma importância tão grande no Tik Tok que reservamos um tópico somente para falar dela. 

Isso porque, com essa ferramenta você pode explorar os desafios virais, concentrar a sua produção em um nicho específico e fazer o algoritmo entender melhor do que se trata o seu vídeo – sendo encontrado pelos usuários mais facilmente.

Para as marcas, é ainda mais interessante o uso de hashtags que desafiem o usuário a refazer o vídeo do perfil com a criatividade dele. Geralmente, um influenciador de renome inicia o desafio e seus seguidores acabam replicando.

O alcance por meio desse modelo de hashtag é enorme, gerando milhões de visualizações e interações durante um bom tempo para a marca que oferece telha pingadeira para muro, por exemplo. Tudo isso aumenta o reconhecimento da empresa e, consequentemente, as vendas.

O potencial da localização

Por fim, o recurso da localização tem a sua importância acrescida dentro do Tik Tok. 

Ao inserir o nome da sua cidade ou bairro no seu vídeo, por exemplo, você alcança os moradores da região e situa a sua marca entre o negócio local.

O nome também pode ser inserido nas legendas e hashtags do vídeo, servir de assunto dentro do conteúdo ou pauta exclusiva para os moradores da região.

Essa ideia pode servir para aproximar os comerciantes da sua marca no momento de anúncio do letreiro personalizado, por exemplo.

Use o Tik Tok no seu negócio!

Agora você está pronto para aplicar as dicas em sua marca, usar o tiktok no seu negócio e expandi-lo para diferentes públicos, aumentando a visibilidade e as vendas. Comece já e perceba a diferença!