É um indicador relativamente simples para calcular, mas que pode te dizer muito sobre as suas vendas! Quando você terminar essa leitura, além de saber como e quando calcular, poderá fazer várias análises do andamento das suas vendas e equipe, além de avaliar estratégias para aumentar o ticket médio de sua loja virtual.
Vamos lá?!

O que é o ticket médio?

O ticket Médio (TM) é um indicador de desempenho (KPI), que permite que você conheça o comportamento dos seus clientes, a performance do seu time de vendas, o resultado de uma campanha de marketing, identifique os seus Key Accounts e até a saúde financeira do seu negócio.  E como o nome já diz, ele é o valor médio das suas vendas! Quanto maior o valor, mais os seus clientes estão comprando de você!

Como calcular o Ticket Médio?

A fórmula é simples: Ticket Médio (TM) =
Valor Total das Vendas (TV)
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Quantidade de Vendas (QV)

Com essa fórmula, você pode criar vários indicadores, conforme o que você deseja medir no momento. Calma, darei alguns exemplos, vou começar sugerindo como variar o período a acumular:

  • Ticket Médio Diário (TMd): Se você deseja calcular a média dos tickets de um dia, basta dividir o Valor total das vendas do dia pela quantidade de vendas também do dia;
  • Ticket Médio Semanal (TMs): Se você deseja calcular a média dos tickets de uma semana, basta dividir o Valor total das vendas da semana pela quantidade de vendas da semana;
  • Ticket Médio Mensal (TMm): Como você percebeu nos exemplos acima, troque acumulado da semana por acumulado do mês;
  • Ticket Médio Trimestral (TMt): Mude acumulado do mês para acumulado do trimestre.

Uma variação interessante que você poderá fazer, é trocar a quantidade de vendas do período selecionado, para quantidade de clientes no período, isso mesmo, um cliente pode fazer mais de uma compra dentro do período que você está calculando o seu ticket médio, o que vai mudar o valor do seu ticket médio e isso lhe dará mais um item a analisar que mostrarei mais abaixo…

 Dicas de mais variações de Ticket Médio:

Aqui vou deixar outras dicas de como variar o total das vendas e a quantidade de tickets, veja qual é mais apropriada para o seu negócio, ou até mesmo crie uma nova:

  • Total de Vendas por segmento de negócio;
  • Total de Vendas por linha de produto;
  • Total de Vendas por Vendedor;
  • Total de Vendas por Cliente;
  • Total de Vendas por Gerência.

Como analisar o Ticket Médio?

Para você começar a ver os resultados, é preciso manter uma regularidade e criar um histórico, onde você conseguirá fazer as seguintes análises e comparações:

  • Identificar variações sazonais;
  • Comparar com períodos anteriores e identificar queda ou aumento de vendas;
  • Avaliar o sucesso de uma campanha de marketing para aumentar o valor do ticket médio;
  • Avaliar o desempenho da sua equipe de vendas;
  • Avaliar a variação da satisfação do cliente e verificar se há uma relação com o aumento ou diminuição do ticket médio;
  • Avaliar a aceitação de um determinado produto pelo mercado;
  • Identificar os seus Key Accounts, acho que esse tipo de avaliação vale um detalhamento maior, pois esses clientes geram uma maior lucratividade com o mesmo custo, eles representam 20% do seu faturamento e merecem uma maior atenção. Você conseguirá identificá-los ao comparar o ticket médio do cliente com o seu ticket médio geral.

E como bônus desse artigo, vou deixar algumas dicas para você aumentar seu Ticket Médio…

Dicas para aumentar o ticket médio de sua loja virtual:

Existem várias estratégias para aumentar o ticket médio, como promoções, sorteios e aumento do mix de produtos. Selecionamos 04 estratégias distintas para você estudar o melhor momento para utilizá-las:

  • Produza conteúdos para atrair um público mais qualificado ao seu nicho de negócio, pessoas que se identifiquem com a sua “Persona”;
  • Crie programa de fidelidade para sua loja virtual e estude fazer campanhas sazonais com pontuação dobrada para produtos mais rentáveis;
  • Ofereça frete grátis a partir de um determinado valor, as pessoas preferem comprar algo mais do que pagar pelo frete.
  • Ofereça combos com produtos similares, pois o cliente pode nem imaginar que ele precisa de outro produto, ou até mesmo comprar por impulso para conseguir o frete grátis.

Agora é só ser metódico, apurar regularmente o seu ticket médio e avaliar a evolução ao longo do tempo.


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