Design de interiores

Crie um espaço que ofereça flexibilidade e diversão aos seus membros

Quando se trata de um design de interiores verdadeiramente inovador, os escritórios de coworking devem apelar para uma série de atos de equilíbrio delicados. Os ambientes de escritório devem promover a produtividade,  mas também a colaboração, apelando para introvertidos e extrovertidos. Alguns dos escritórios de coworking mais inspiradores viram a ideia de um ‘escritório tradicional’ totalmente de cabeça para baixo, projetando espaços que mais parecem cafeterias ou festas no loft e menos como cubículos de escritórios de décadas passadas.

Beework, um espaço de trabalho em Ribeirão Preto, São Paulo, foi projetado em torno do conceito de que nenhum funcionário deve ficar preso trabalhando em uma mesa. A solução deles inclui vários recantos inseridos na arquitetura do espaço, o que permite produtividade para todos, independentemente do ambiente de trabalho preferido. Entre seu esquema de cores, mesa de pebolim e redes de teto, eles claramente também não sofrem com a falta de diversão e ludicidade.

Oferecendo uma estética mais limpa e moderna, o escritório de coworking baseado na Cidade Ribeirão Preto – SP também oferece muitas opções de assentos que imitam tudo, desde o que você esperaria encontrar em um escritório tradicional a um coffeeshop – com estilo de sala de estar de um amigo uma ilha de cozinha – oferece uma aparência elegante e moderna para preparar seus membros para o sucesso ao lidar com aquela lista assustadora de coisas a fazer.

Obtenha inspiração de cafeterias e cafés

Por que limitar a inspiração do design aos escritórios de coworking? Afinal, o espírito de coworking – de muitas maneiras – se assemelha mais ao estilo de trabalho que você veria em uma cafeteria do que em um escritório tradicional.

Amamos a arquitetura peculiar da livraria 9 ¾ na Colômbia, que apresenta recantos hexagonais projetados para se aconchegar com um grande livro. Além de agregar interesse visual para dividir uma sala, pequenos espaços como esses, no contexto de um escritório de coworking, ajudam a dar a quem busca o silêncio um espaço para focar em suas tarefas (ou mesmo tirar uma soneca).

Muitos escritórios de coworking já retiraram uma página do proverbial livro de design da cafeteria, procurando imitar o ambiente onde muitos de seus membros se sentem mais confortáveis ​​para terminar o trabalho.

Marketing do seu local

Então, agora que você projetou seu escritório de coworking e tem uma visão para quem deseja atrair como membros, como você preencherá seu novo escritório de coworking e construirá uma presença em sua comunidade? Não há dúvidas que você precisa de uma Agencia de Marketing Digital para acelerar a aquisição de novos membros.

Mercado antes de lançar

O ideal é que você ganhe alguma tração e interesse de boca a boca para seu escritório de coworking, iniciando seus esforços de marketing antes da abertura oficial. De acordo com a Pesquisa Global de Coworking da DeskMag, dois em cada três escritórios de coworking começam a promover seu espaço pelo menos alguns meses antes do lançamento oficial. Aos nossos olhos, nunca é cedo para começar! Mesmo que o seu espaço ainda não esteja pronto, vale a pena construir relacionamentos na comunidade para começar a gerar um buzz. No entanto, também nunca é tarde para começar (ou retomar, se você caiu no vagão do marketing). Sempre há espaço para melhorias e campanhas de marketing verdadeiramente eficientes estão sempre sendo executadas em segundo plano, a fim de permanecer envolvido com sua comunidade online e offline.

Faça amizade com seus vizinhos

Leve-o para as ruas. Procure oportunidades de trabalhar com outras empresas locais em sua comunidade. Isso pode assumir várias formas: pedir a restaurantes locais para atender a eventos em seu escritório de coworking, buscar descontos para membros em empresas locais que possam estar interessados ​​em utilizar (restaurantes, estacionamentos, academias, serviços de compartilhamento de carros etc.), até mesmo simplesmente entrando no comércio local e se apresentando; as possibilidades são infinitas. Encontrar maneiras de reduzir as despesas mensais gerais de seus membros permite que eles gastem mais tempo (e dinheiro) administrando seus negócios e aproveitando a vida pessoal com menos estresse, o que é uma proposição de valor bastante persuasiva.

Adquirir o hábito de se apresentar constantemente e conversar sobre o seu espaço é um ótimo exercício. Você nunca sabe quem pode ser um recurso para você, e é uma ótima maneira de “percorrer o caminho” de administrar um espaço voltado para a comunidade se você se estabelecer como um campeão de construção de comunidade em sua vizinhança.

Social

Mídia social é uma das maneiras mais econômicas e eficazes de comercializar seu escritório de coworking, se feito de forma eficiente. A primeira decisão a tomar é se você está almejando um público hiperlocal (principalmente associações mensais e mesas dedicadas) ou global (apelando para os executivos de negócios em viagem e nômades digitais em busca de soluções menos permanentes), ou alguma combinação dos dois. Procure seguir os tipos de pessoas que você adoraria ter como membros, escritórios de coworking que gostaria de imitar e escritores que passam seu tempo nas trincheiras das últimas notícias de coworking. Veja o que eles estão postando e entre na conversa. Pesquise hashtags como #coworking, #startup e #empreendedorismo para obter notícias e novas conexões. Existem tantas maneiras de construir uma comunidade digital e definitivamente vale a pena seu tempo.

Adicionar eventos e cursos à sua lista

Realize eventos em seu escritório de coworking (workshops, painéis de discussão, até mesmo exibição de filmes ou shows de arte) para dar às pessoas a chance de experimentar o seu espaço sem se comprometer a ser membro. O Beework é um grande exemplo, pois eles conseguiram trazer 600 pessoas para seu espaço no primeiro ano quando tomaram a decisão de canalizar R$ 1.000 de seu orçamento de marketing para eventos além de usar o Google Ads. Uma ótima maneira de construir engajamento para o seu espaço é oferecer oportunidades para aqueles que usam o seu espaço para canalizar seus conhecimentos para liderar o almoço e aprender ou ministrar cursos mais intensivos. Abrir isso ao público (enquanto oferece aos seus próprios membros uma taxa de inscrição com desconto) é uma ótima maneira de aumentar o interesse e a credibilidade do seu espaço na comunidade local e manter os membros mais antigos envolvidos.