Quando decidir vender pela internet talvez não seja necessário ter que escolher entre um marketplace ou a sua própria loja virtual. Você pode combinar as duas ferramentas e extrair o melhor de cada um desses canais, ampliando o potencial do seu negócio! Então, você está iniciando as vendas agora e tem dúvidas entre focar num marketplace ou numa loja virtual?
Este tipo de dúvida é muito mais comum do que você possa imaginar. Isso porque, escolher o mecanismo de vendas que pode atender melhor seus objetivos é uma das tarefas mais importantes quando se está iniciando um empreendimento de e-commerce. Mas antes de tomar a decisão, vale a pena procurar entender os pontos positivos, além dos desafios de cada um desses canais e procurar combiná-los dentro da sua estratégia.
Mas por que você deveria vender numa plataforma de terceiros?
Um marketplace, é um grande shopping on line. Da mesma forma como num shopping normal, o fluxo de compradores que ‘navegam’ entre as lojas é muito grande. Assim, quando for expor seus produtos nesse tipo de site, você não deve se preocupar em conseguir tráfego para sua loja, mas em criar anúncios atraentes para despertar a vontade dos consumidores em entrar na sua loja.
E as vantagens de um marketplace como uma ferramenta de vendas vão muito além disso.
Os benefícios de vender em marketplaces:
1. Grande tráfego de clientes em potencial
Plataformas de marketplace fazem grandes investimentos em marketing para aumentar continuamente o tráfego de consumidores. E isso afeta positivamente os comerciantes que anunciam seus produtos, isso porque o grande volume de consumidores pesquisando todos os dias aumentam significativamente as probabilidades de alavancar as vendas dos seus produtos.
2. Pessoas com pré disposição de comprar
Os consumidores que visitam um marketplace já estão prontos para comprar, eles estão mais perto da base do funil de vendas, que é justamente o momento da conversão. O enorme tráfego de clientes existente nessas plataformas é feito por consumidores mais dispostos a fechar a compra exatamente naquele momento. Tudo o que você, comerciante, precisa fazer é aproveitar essa disposição, usando um atendimento ágil e eficiente e impecável.
3. Imagine um ima gigante
Por se tratar de uma ferramenta de compra muito conhecida e com grandes apelos de marketing, os marketplaces servem como uma porta de entrada para os consumidores terem o primeiro contato com a sua marca. E claro que esta primeira conexão acontece por meio de uma compra bem sucedida. E você deve aproveitar esta oportunidade para colocar em prática a sua estratégia de fidelização desse comprador logo após a finalização da compra, no pós-venda.
4. Uma infraestrutura poderosa
Marketplaces podem oferecer aos donos de lojas toda a infraestrutura de tecnologia adequada para que as vendas aconteçam. Já que todo o sistema de gerenciamento do negócio está preparado para receber os anúncios dos vendedores, e este precisa apenas se dedicar aos outros aspectos da operação, tais como a gestão do estoque e o atendimento aos clientes, visando manter o bom volume de vendas.
5. Taxas de conversão significativas
Tudo o que você viu até agora têm um único objetivo: gerar vendas – converter, claro. Grandes marketplaces usam estratégias ‘agressivas’ de marketing e remarketing e isso se reflete em ótimas taxas de conversão de vendas. Algo especialmente importante para um novo empreendimento, onde o aumento do volume de vendas é importantíssimo. Entrar numa plataforma de marketplace pode fazer grande diferença e impulsionar o faturamento do negócio.
Mas e o investimento numa loja virtual própria. Vale a pena?
Num marketplace você conta com a grande vantagem do enorme tráfego de consumidores, enquanto que investindo numa loja virtual própria você terá a sua marca em evidência. Mas para ter sucesso com este canal de vendas, você precisa ter uma plataforma de e-commerce com o suporte adequado ao seu negócio. A plataforma deve possibilitar a customização total do layout da loja, você também deve ter um domínio próprio, contar com integração com os diversos meios de pagamento, ter soluções de logística e muitos outros recursos para tornar o trabalho possível.
Veja mais alguns benefícios em ter sua própria loja virtual:
1. Fortalecimento da sua marca
Quando a loja tem um domínio próprio, é possível fazer a personalização de toda a comunicação visual do negócio, e isso reforça a identidade visual da marca aos olhos dos consumidores. É o primeiro passo de um processo de fidelização.
2. E o domínio contribui ainda mais para o fortalecimento da mensagem da marca
Mais uma maneira de consolidar a marca do negócio. Tendo um endereço exclusivo, a loja pode ser lembrada e encontrada com muito mais facilidade pelos clientes. Sem mencionar o fato de que acaba passando muito mais credibilidade, isso porque, demonstra todo o profissionalismo da empresa, além de ser um ativo que se valoriza.
3. Contas de email personalizadas com o nome da loja
Tendo um domínio próprio, pode-se dispor de contas de e-mail com o endereço da loja. Sendo ainda possível fazer a segmentação dos endereços de email de acordo com os departamentos da empresa, tais como vendas, trocas, dúvidas ou críticas: ‘[email protected]’ . São detalhes que passam segurança aos consumidores, que acabam percebendo todo o esmero da empresa, além de transmitir seriedade para sua marca.
4. Integrações com outras soluções
As melhores plataformas de e-commerce do mercado possibilitam que os usuários integrem as lojas com os principais marketplaces, de maneira que seja possível fazer uma gestão integrada de vendas, estoque e do atendimento, em um único sistema. E isso facilita muito o dia a dia do negócio.
5. Estratégias de marketing
Quando você tem a sua própria loja virtual, tem controle total das estratégias de venda e relacionamento, tendo a possibilidade de criar promoções e cupons de desconto, além de realizar ações através das suas redes sociais de forma ágil e no momento em que desejar.
A grande sacada aqui é você tirar o máximo proveito desses dois canais de venda de maneira simultânea criando cada vez mais oportunidades de negócios. Isso aumenta a visibilidade do seu negócio e potencializa suas estratégias. O foco é passar credibilidade para o consumidor de maneira que ele acabe confiando na sua marca. Assim, você já começa uma estratégia de fidelização e sai na frente da concorrência.
Agora é com você. Mãos à obra e boas vendas!
Por Luis Carlos Weber – https://markupempresa.com.br
Editor do Portal eZoop! – Ceo da MarkupEmpresa Sistema de Gestão. Entusiasta de Inovação e Comunicação. Sempre com um novo projeto na cabeça.
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