Entre os melhores negócios online que um empreendedor pode configurar são os infoprodutos, muitas vezes apresentados como uma renda passiva e fonte recorrente de dinheiro, com um investimento relativamente acessível.
Os infoprodutos são serviços que existem há algum tempo, mas ganharam notoriedade e popularidade durante e após o bloqueio causado pela pandemia do COVID-19, em escala global.
Além disso, os infoprodutos podem beneficiar sua empresa e seus negócios, de acordo com a área de atuação e o nicho em que eles podem ser direcionados.
Para isso, é preciso ter uma estratégia clara, a fim de alcançar sucesso e ter boas vendas, saber identificar as oportunidades e ter um plano que permita vender de forma contínua e, importante, lucrativa.
Com isso, é possível formalizar uma comunidade que esteja disposta a receber os infoprodutos.
Como explicar o que é infoproduto?
Conhecido como um conteúdo valioso e totalmente estruturado para ser consumido digitalmente, os infoprodutos parte da modelagem e estruturação de conhecimento, de maneira que seja interessante e atrativo, e que possa responder às necessidades dos clientes.
De maneira geral, os infoprodutos são criados com o objetivo de ajudar aqueles que precisam de inspeção de qualidade, educar ou entreter os espectadores, podendo ser gratuito ou pago, de acordo de onde você se encontra no seu funil de vendas.
Em uma estratégia de inbound marketing, os infoprodutos são distribuídos como produtos digitais gratuitos, com o objetivo de ampliar a lista de e-mail e segmentar o público.
Com uma visibilidade abrangente, depois que os infoprodutos são criados, eles podem ser baixados por muitas pessoas e, conseguindo isso, a partir de produtos pagos, o negócio pode se tornar muito lucrativo.
Existem diversos tipos de infoprodutos, e você pode fazê-los em formato de vídeo, áudio, texto ou imagem, sendo que os exemplos mais comuns são:
- Áudios e podcasts;
- Cursos online;
- E-books;
- Guias;
- Imagens e fotografias;
- Vídeos;
- Webinars.
As plataformas digitais, os softwares disponibilizados por meio de cloud computing, ou computação em nuvem, e aplicativos para dispositivos móveis, também podem ser considerados infoprodutos.
Chance de crescer no mundo dos negócios
Independente da finalidade dos infoprodutos, se para atrair seguidores ou faturar, são elementos que, quando bem aproveitados, permitem um crescimento exponencial, seja ensinando sobre a venda de caixas cartonagem personalizadas ou produtos artesanais.
No entanto, para alcançar o sucesso, é preciso ter uma comunidade consolidada, o que pode levar tempo, ou então conseguir visibilidade por meio do marketing digital, que envolve anúncios orgânicos e pagos.
Consequentemente, você precisa ter disponibilidade de orçamento financeiro e tempo. Além disso, deve perseverar, mantendo um método de trabalho que, mesmo assim, ainda existe o risco de precisar se reinventar em algum momento.
Dessa forma, é preciso ter uma estratégia que englobe todos os interesses, seja para economizar e otimizar os recursos, até encontrar a chave para que os infoprodutos cheguem ao público consumidor e gerem os resultados desejados.
Base para criar infoprodutos de sucesso
Apesar de estar estabelecido para muitas empresas e em diferentes mercados de negócios, para funcionar é preciso ter um plano definido, que contemple a mensuração de resultados e a melhoria contínua dos seus infoprodutos.
Para saber por onde começar, portanto, e trilhar por um caminho certo, a estratégia é aplicar uma metodologia que seja apropriada para os seus negócios, como maquina de fazer velas preço, de acordo com o seu conhecimento.
É preciso ter em mente que, quando se fala em startup, indica que é a fase inicial de um negócio, e que para alcançar os objetivos, é preciso seguir uma série de etapas.
Esse cuidado serve para minimizar os riscos, e os recursos disponíveis, em análise à realidade de onde se está para onde se pretende chegar.
Uma metodologia amplamente utilizada envolve investigar, inovar, fazer testes com infoprodutos viáveis, corrigir e ajustar a base em relação aos insights dos primeiros clientes e, apenas depois, fazer o lançamento final e envolver investimentos majoritários de tempo, dinheiro, ou ambos.
Inovar e identificar as oportunidades
O ponto de partida é você, que precisa se identificar como especialista em uma área específica, como câmeras de segurança para residência, e verificar se o mercado está saturado ou em falta, e quem é, definitivamente, o público-alvo.
Esta é a oportunidade de criar infoprodutos sobre o que você é especialista e conhece bem.
Analise também a existência de concorrentes, o que oferecem e entenda em que ponto você pode se diferenciar.
Ponto importante é, além de desenvolver uma ideia diferente ou inovadora, é conseguir definir para quem vai oferecer, ou seja, quem é a buyer persona, isto é, a persona de comprador ideal.
Crie um produto mínimo viável e lance no mercado
Uma vez que você tenha clareza sobre as necessidades que pode atender, o ideal é gerar um produto mínimo viável, ou seja, desenvolver algo em pequena escala e medir os resultados.
Por exemplo, se você deseja vender um curso online sobre como disponibilizar capote cirúrgico descartável, pode aproveitar para concluí-lo enquanto o ensina e oferecer um desconto especial por ser a primeira edição para atrair mais público.
Conforme gera interesse, esse é o ponto indicativo de que os infoprodutos estão no caminho certo. No plural, porque ele pode ser oferecido em diferentes formatos, mesmo sendo o mínimo viável.
De acordo com os infoprodutos oferecidos, é possível incluir pequenos e-books, ou então webinars para entender o que está em excesso e pode ser excluído, e o que pode ser incluído, a partir das dúvidas dos primeiros clientes.
Benefícios do uso de infoprodutos
Os infoprodutos, quando estabelecidos no mercado, fazem parte de um modelo de negócios lucrativo.
Ao criar infoprodutos de qualidade que surgiram de um estudo de mercado exaustivo, eles podem ser uma fonte de dinheiro considerável.
De qualquer maneira, se mostram como uma alternativa viável para montar um negócio sustentável, sendo a solução para trabalhadores da informação e do conhecimento.
Entre outros benefícios, vale destacar esses 6 apontados abaixo, que estimulam a criação e venda de infoprodutos.
- Diversificação no fluxo de renda
A ideia é que você não dependa apenas de vender suas horas de tempo para ganhar dinheiro com seu negócio de aluguel de impressora laser colorida multifuncional.
Oferecendo apenas serviços aos seus clientes, você corre o risco de que, se não conseguir trabalho por um mês, não fatura.
Por outro lado, por ter uma segunda fonte complementar de renda, essa incerteza será menor.
- Tecnologia rima com automação
Você terá um negócio mais automatizado, sem a real necessidade de estar presente para vender seus infoprodutos.
Em um cenário ideal, você pode acordar pela manhã e encontrar no seu e-mail diversas vendas de cursos, e-books e webinars.
Tendo infoprodutos em sua oferta, você pode ganhar dinheiro sem estar presente.
Hoje em dia é muito mais fácil automatizar processos e facilitar a compra e venda de infoprodutos com as diferentes ferramentas disponíveis online.
- Custo inicial e de lançamento reduzido
Criar e vender infoprodutos pode levar pouco tempo e um investimento mínimo se você escolher o formato certo e seguir estratégias adequadas.
Se você quer entrar no mundo dos infoprodutos, lembre-se que é preciso formalizar uma base sólida para vender aluguel de gerador para iniciantes.
Mantenha-os simples para colocá-los no mercado o quanto antes, para enfim validar sua ideia, que pode ser a partir de um e-book, pois é fácil de produzir e dificilmente precisa de investimento.
Mais tarde, quando você tiver tudo mais consolidado, pode pensar em fazer outros infoprodutos mais extensos, como, por exemplo, um programa de treinamento completo e avançado.
- Obtenha reputação com infoprodutos
Um dos grandes benefícios dos infoprodutos, desde que se faça tudo direito, e criar algo de qualidade, é ser percebido como um especialista na área.
Vai além, pois ao criar infoprodutos específicos, você se aprofunda no estudo do tema que explica e sabe tudo sobre os temas que explana.
A sua especialização se expande, ficando mais fácil aconselhar e treinar outras pessoas, além de aprender mais sobre estratégias e ferramentas que funcionam, ou seguir histórias de sucessos inspiradores.
Você foca de forma mais profunda sobre seus negócios, sua experiência e seu conhecimento.
- Empresa escalável individual
Nem sempre é fácil crescer tendo que dividir tarefas e atividades com sócios, ou tendo que gerenciar uma equipe, o que demanda mais esforço, tempo e investimento.
Os infoprodutos podem se tornar um negócio escalável, isto é, sem depender de muitas horas de trabalho para gerar renda contínua.
A partir do momento que você desenvolve infoprodutos, fica mais fácil colher os benefícios ao longo do tempo, indefinidamente.
Mesmo que seja preciso atualizar o material de tempos em tempos, e prestar suporte aos clientes de uma empresa de manutenção de ar condicionado, em determinados casos.
Vale ressaltar, de maneira clara, que não se trata de um passe de mágica, e que os infoprodutos se vendem sozinhos.
É preciso zelo e trabalhar para que tudo funcione a contento.
Conclusão
Com uma conexão de internet, computador, conhecimento e boa vontade, você pode começar a produzir infoprodutos em seus negócios, sem depender da venda de suas horas de trabalho com serviços para empresas.